top of page

Defenda os corais da Amazônia você também!

No dia 23 de janeiro, o Greenpeace lançou a campanha “Defenda os Corais da Amazônia”, que visa proteger os recifes de corais recém descobertos na Foz do Rio Amazonas.


Os recifes são uma extensa faixa, que acreditasse iniciar na Guiana Francesa e prolonga-se até o Maranhão e percorre toda a costa do estado do Amapá, uma região com 4 Unidades de Conservação Costeiras e com uma economia da região voltada para a pesca artesanal. Esses recifes de corais já estão sendo considerados um novo bioma marinho, por sua localização e profundidade. Os recifes da Foz do Amazonas abrigam uma grande variedade de animais ameaçados de extinção e até novas espécies. Além disso, os biomas fazem a manutenção de recursos pesqueiros, que são de suma importância para a economia do estado e para as populações residentes na costa.


A preocupação da ONG, bem como de ONGs locais, movimentos sociais e órgãos públicos é a futura exploração de petróleo e gás em blocos próximos aos recifes. O governo leiloou em blocos na bacia marítima da Foz do Amazonas, adquiridos por empresas como a TOTAL e a BP, que já estão no processo de estudo de viabilidade econômica para a futura extração.


OS recifes de Corais, bem como os biomas costeiros do estado, são sensíveis a alterações no ambiente e um vazamento de óleo, poderia exterminar toda a biodiversidade das áreas atingidas. Por isso, a campanha visa parar a ganância das empresas e proteger toda a biodiversidade da Foz do Amazonas.

Dia 23 o navio do Greenpeace, o Esperanza, deixou o Porto de Santana rumo a área desse importante achado científico, com o intuito de coletar e analisar dados desse ainda desconhecido bioma. A campanha foi lançada e será acompanhada de várias atividades, que você pode acompanhar nesse site.

Ajude você também a proteger os Corais da Amazônia!



Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page